Fechamento de resultado através do DRE

O Demonstrativo de Resultado de Exercício (DRE) nada mais é do que um resumo da situação financeira de sua empresa em um determinado período, ele permite que você tenha conhecimento da situação de sua empresa, se ela teve lucro ou prejuízo, com base em receitas, custos e despesas. Veja abaixo um exemplo de fechamento de resultado utilizando o DRE no Bravo ERP.

  1. Observe que na tela inicial do sistema, já possuímos um demonstrativo de resultado resumido, o DRE, para ver mais detalhes, basta clicar nele.
  2. Podemos observar que ele está mostrando uma receita bruta de vendas no valor de R$ 50.000,00 e subtraindo o valor de R$ 10.000,00 relativo ao custo destas vendas.
  3. Agora, vamos lançar algumas despesas para que possamos fazer o fechamento de resultado utilizando o DRE.
  4. Acesse o menu: Novo > Contas a Pagar.
  5. Selecione a operação “Aluguel”, informe o valor (1000), vencimento (dia 10) e selecione a entidade para qual você pagará o aluguel.
  6. Selecione também o tipo de cobrança desejado.
  7. Nesse caso, podemos automatizar esse lançamento, repetindo ele para os próximos 12 meses, basta clicar em ‘Repetir’ e ajustar de acordo com a sua necessidade.
  8. Após preencher as informações clique em registrar.
  9. Agora vamos lançar uma despesa salário de um funcionário.
  10. Acesse novamente o menu: Novo > Contas a pagar e selecione a operação Salário
  11. Repita os passos feitos com a operação de aluguel.
  12. Podemos também cadastrar uma nova despesa, basta acessar o menu: Novo > Contas a Pagar, no campo da operação informe o nome para essa despesa, como por exemplo: “Empréstimo Bancário”.
  13. Como ela ainda não existe, basta precionar a tecla ENTER para que seja possível escolher a categoria de despesa que ela se encaixa, neste caso vamos selecionar a categoria “Despesas Diversas”.
  14. Agora podemos efetuar o lançamento da mesma maneira que efetuamos com o alguel e com o salário.
  15. Vamos lançar também uma despesa já paga, acesse o menu: Novo > Contas a pagar.
  16. Selecione a operação “Segurança e monitoramento”, insira o valor de R$ 200,00.
  17. Como já vamos lançar como paga, não necessita informar data de vencimento, informe a entidade para qual você vai pagar esta despesa.
  18. Marque como pago, informe a data de pagamento e informe R$ 3,00 de juro, para simularmos um atraso no pagamento.
  19. Selecione também o recurso que você está utilizando para efetuar o pagamento e registre.
  20. Para voltarmos à pagina inicial, basta clicar na logomarca no canto superior direto.
  21. Assim veremos nosso DRE atualizado com os novos lançamentos que acabamos de fazer.
  22. Vamos clicar nele para ver da maneira mais detalhada.
  23. Agora nosso DRE possui R$ 2.200 de despesas operacionais, sendo R$ 1.000,00 de alguel, R$ 1.000,00 com salários e R$ 200,00 com segurança e monitoramento, separadas nas subcategorias de despesas com pessoal, despesas administrativas e outras despesas.
  24. Também possuímos um total de R$ 3,00 na categoria de despesas financeiras como juro passimo, relativo a despesa que pagamos atrasado.
  25. Ele possui também R$ 1.000,00 de despesas não operacionais, na subcategoria de despesas diversas, referente ao lançamento da operação ‘Empréstimo Bancário que cadastramos anteriormente.
  26. Após efetuar esses processos, conseguimos realizar o fechamento observando no final do DRE o lucro líquido do exercício no valor de 36.797,00.
  27. É possível também obter essas informações referente a qualquer período desejado, basta acessar o menu: Relatórios > Contábil > DRE – Demonstrativo de Resultado.

 

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