Balancete de Verificação

O balancete de verificação ou balancete contábil, é um relatório amplo e pode abarcar toda a empresa, permitindo que se tenha um controle das informações contábeis. Essa ferramenta é de fundamental importância para o acompanhamento contábil da empresa, suas informações contribuem para que se tenha clareza das movimentações realizadas, bem como permitir conhecer o andamento e a própria saúde da empresa. Para Matos, o acompanhamento contábil de uma forma geral é: 

“O registro de todas as transações realizadas pela empresa, de acordo com princípios e critérios universalmente aceitos. Ele permite conhecer a real situação econômica e financeira da empresa.” (MATOS, p. 47, 2004)

 O conhecimento da real situação da empresa é basilar para tomar decisões. O processo de tomada de decisão para uma empresa é importantíssimo, e muitas vezes é uma tarefa complexa. Utilizando-se dos balancetes, como uma ferramenta de respaldo, este processo pode ser facilitado, tornando as decisões mais precisas e eficientes, guiando o empresário para a possibilidade de um resultado mais satisfatório nos processos decisórios. 

Inicialmente e de uma forma simples de compreender a finalidade dos balancetes é: “provar que existe a igualdade entre a soma dos débitos e a soma dos créditos. O método das partidas dobradas pressupõe que os valores dos débitos sejam iguais aos valores dos créditos. Caso isso não ocorra, o processo contábil foi feito com algum erro. (TIBÚRCIO, p. 54. 2015). De imediato, temos uma ferramenta que permite verificar a coerência do processo contábil, antes mesmo de chegar a uma conclusão sobre a saúde da empresa.  

Deste modo, dentro de certa periodicidade o empresário pode-se auferir os saldos de sua empresa, com um procedimento descomplicado onde para  “fazer um balancete de verificação é necessário que se tenha apurado o saldo dos razonetes e lançado em cada coluna, da qual está correspondido o saldo: a débito ou a crédito. Conforme o próprio nome já diz, o balancete de verificação serve para verificar periodicamente se os saldos estão fechando. (OLIVO e BOSCHILIA, p. 32, 2012).

Ao utilizar-se de ferramentas de software como o Bravo ERP a apuração dos razonetes ocorre de forma automatizada de acordo com os lançamentos contábeis realizados possibilitando a representação final destes dados no balancete.  

A ilustração abaixo apresenta o Balancete de verificação, onde as informações contábeis são apresentadas de uma forma simples e completa demonstrando as movimentações respectivas de débitos e créditos, bem como o respectivo saldo de cada tipo de conta:  

O Balancete, “como o próprio nome diz, serve para “verificar” periodicamente se as contas estão fechando. Ele poderá ser feito sempre que a empresa quiser.” (OLIVO e BOSCHILIA, p. 32, 2012). 

Cabe à empresa, “escolher a periodicidade em que se deve fazer uma verificação dessas contas, para ver se não houve nenhum erro nos lançamentos. Para isso, ela recorre aos balancetes de verificação, que são, em outras palavras, um resumo sintético dos razonetes. Balancete é uma relação de Contas extraídas do livro Razão (ou de Razonetes), com seus saldos devedores ou credores.” (OLIVO e BOSCHILIA, p. 32, 2012). 

Todo este processo se torna simples e objetivo utilizando a automação de processos através do Bravo E.R.P, favorecendo o aumento da produtividade, ganho de tempo e melhora do processo administrativo.

Deste modo, destacamos a importância dos balancetes de verificação bem como sua vantagem para a atividade de controle financeiro. O respaldo e a contribuição auferida na sua aplicação qualificam os rumos traçados pela empresa rumo ao sucesso da atividade empresarial. 

Fontes: 

MATOS, Márcia Maria de. Guia de gestão empresarial/ Abnor Gondim – Brasília: Sebrae, 2004. 

Contabilidade geral / César Augusto Tibúrcio Silva. – 3. ed. rev. amp. – Florianópolis: Departamento de Ciências da Administração / UFSC; [Brasília]: CAPES : UAB, 2015.

OLIVO. Ana Maria; BOSCHILIA, Luiz. Contabilidade Geral e Gerencial: Conceitos introdutórios para os Cursos Superiores de Tecnologia. Florianópolis – SC, 2012.

Experimente grátis o Bravoerp


Deixe uma resposta