Gestão de Estoque Eficiente - Bravo erp

Como fazer uma gestão de estoque eficiente na sua empresa

Em qualquer aula de administração ou consultoria empresarial, os profissionais da área sempre costumam lembrar que o estoque sem gestão adequada acaba representando elevados custos para as organizações.

É indiscutível que gerenciar não apenas o estoque, mas toda a organização, de maneira eficiente e bem planejada, está totalmente ligado à redução de custos e, consequentemente, ampliação das sobras.

Para uma análise mais clara, é preciso observar os dois lados da moeda. Uma gestão de estoque inadequada pode gerar prejuízo de duas maneiras:

  1. Perdendo uma venda por não possuir o produto disponível no depósito.
  2. O custo que a grande quantidade de um produto de baixa saída implica no caixa da empresa.

O estoque representa capital investido no negócio e quanto mais itens parados estiverem estocados, menor é o capital de giro. Sem contar o risco de deterioração ou perecimento, dependendo o tipo de produto.

Possuir uma gestão de estoque eficiente fará com que você possua maior controle sobre cada item disponível no depósito e, assim, com base em relatórios de vendas e movimentação de produtos, ficará mais fácil tomar decisões e fazer as compras.

Independentemente da situação em que o estoque de sua empresa se encontra hoje, com algumas medidas simples e uma organização mais rigorosa dos processos, é possível organizar a casa e melhorar não só a rotina, mas também os ganhos.

Uma atitude simples: organize seu estoque atual

O primeiro passo é organizar o que existe no estoque atualmente, contando e registrando cada item disponível, seja em uma planilha ou no programa da empresa.

Para facilitar, é possível dividir os itens por categorias, grupos e por aí vai. O controle físico de estoque tem como objetivo básico informar a quantidade disponível de cada item, seja matéria-prima, mercadoria, e quanto essa quantidade representa em valores monetários.

Para facilitar ainda mais a organização e a busca dos produtos no estoque, todos os produtos podem contar com um código exclusivo. Isso evitará que existam dois produtos iguais cadastrados duas ou mais vezes com códigos distintos, gerando excessos no estoque e, consequentemente, custos desnecessários.

Fornecedor certo é fundamental

Escolher o fornecedor certo pode garantir uma padronização na qualidade dos produtos ofertados, além de evitar transtornos, atrasos e, por fim, prejuízos. Para ajudar na escolha dos melhores fornecedores, é importante observar aqueles que oferecem um equilíbrio entre qualidade, preço, prazo de entrega e prazo de pagamento. Não é apenas o preço ou o lucro que devem imperar nesta hora.

É claro que, mesmo que o fornecedor seja o melhor do planeta, de nada vai adiantar se você não conseguir manter um controle sobre seus níveis de estoque. Administrar adequadamente as entradas e saídas e solicitar novos produtos com tempo hábil para evitar faltas no depósito é indispensável para manter a qualidade.

Para isso, é possível estabelecer rotinas de atualização das ferramentas de controle, seja planilha ou programa. Ou seja, sempre que um produto for vendido ou chegar novas mercadorias, é necessário que seja imediatamente atualizado no controle do estoque.

Com estas ações simples e criando uma rotina de organização, é possível manter tudo em equilíbrio e harmonia, garantindo maior eficiência para a empresa e os colaboradores e, obviamente, melhorando cada vez mais a saúde financeira da organização.

Experimente grátis o Bravoerp