A importância do erp na sua empresa

A importância do ERP no controle da sua empresa

Automatização de tarefas, otimização de processos, redução de custos e melhor controle sobre as operações da empresa são apenas alguns dos tantos benefícios que um sistema ERP pode proporcionar para qualquer organização empresarial. Contudo, apesar de parecer algo complicado e muitos acharem que sua empresa ainda não necessita de algo assim, investir neste tipo de sistema de gestão empresarial pode revolucionar a forma como o gestor visualiza sua empresa e contribuir significativamente para seu crescimento de uma forma organizada e precisa.

Vamos começar com calma. Primeiramente, a sigla ERP vem do inglês – Enterprise Resource Planning, que em português significa Planejamento de Recursos Empresariais. Basicamente, trata-se de um sistema de gestão que gerencia todas as informações relativas aos processos operacionais, administrativos e de gerenciamento da empresa, centralizando as informações e gerindo seu fluxo de maneira adequada, contribuindo para a integração dos diversos setores e tornando o processo de decisão e análise sobre a situação da empresa algo mais ágil e preciso.

Em outras palavras, possuir um sistema de gestão ERP garante aos gestores o controle total sobre o que acontece na empresa, o que, evidentemente, facilita a tomada de decisões mais inteligentes e assertivas. Entretanto, as empresas que desejam implantar o ERP precisam adaptar os processos para que a escolha seja realmente eficiente e positiva para todos.

Para isso, faz-se necessário um período de análise profunda sobre o negócio antes de escolher o fornecedor de ERP e iniciar o processo de implantação. O tempo para implementar um ERP depende do tamanho do negócio, número de módulos, extensão da customização e disposição dos setores da empresa durante a implantação.

A ineficiência dos vários sistemas

Na velocidade em que as coisas acontecem – e que os clientes exigem que aconteçam – é preciso estar preparado e evitar ao máximo as falhas ou dificuldades de acesso às informações essenciais. Uma empresa que ainda opera com vários sistemas pode ter dificuldades neste sentido. É comum ainda encontrarmos organizações que usam um sistema para a folha de pagamento, outro para o estoque, um para entradas e saídas e ainda outro para o faturamento e fluxo de caixa. 

Se tudo depender apenas das planilhas, a visão geral da empresa pode ficar comprometida ou difícil de visualizar. Aí, mais uma vez, o ERP surge como a melhor opção, pois ele tem a capacidade de manter todos os dados registrados e oferecer leituras refinadas, com dados precisos e resumidos a hora em que for necessário. Isso gera agilidade e competitividade, além da 30 na tomada de decisões.

Várias pesquisas já realizadas apontam números animadores com relação à decisão de adotar o ERP. Por exemplo, os estudos mostraram que é possível reduzir 32% os estoques e 14% os custos com tecnologia da informação, além de aumentar a produtividade em até 26% e os lucros em até 11%.

Em resumo, independentemente de quanto tempo a empresa existe e segue fazendo tudo da maneira mais complicada, a questão é o empreendedor entender e ter, de fato, a vontade de organizar seus processos e as informações e potencializar o crescimento de seu negócio.

Experimente grátis o Bravoerp