5 Segredos para achar o diferencial da sua empresa diante da concorrência

5 Segredos para achar o diferencial da sua empresa diante da concorrência

Em meio a um mercado competitivo, com empresas de todos os portes oferecendo todos os tipos de produtos, nas mais variadas escalas e níveis de qualidade, a concorrência impera e dá destaque para poucos, que sabem usar as boas estratégias a seu favor, tem eficiência e mostram ao cliente e aos concorrentes que não estão no ramo para perder tempo.

Contudo, encarar esse perigoso cenário da competição empresarial não precisa ser uma batalha sangrenta e desleal, mas, sim, deve ser uma atividade estratégica inteligente e bem planejada que, muitas vezes, pode ser bem mais simples do que parece.

O consultor Rodrigo Basques defende que as empresas devem conhecer bem a concorrência e aproveitar as oportunidades que o mercado oferece, e não devem associar os concorrentes como seus inimigos.

“Esta visão prejudica as organização que ignoram a possibilidade de estabelecer uma política de bom relacionamento com os concorrentes, fato que, em tempos de crise econômica, pode ser uma ótima estratégia”, afirma.

Ganhar a fidelidade do cliente, fazê-lo comprar sem nunca reclamar de nada e evitar perder espaço para a concorrência são os desafios de qualquer negócio. Quando este cliente sai tão satisfeito ao ponto de indicar sua empresa e seus serviços para amigos e familiares, aí sim, o ápice desta maratona foi alcançado.

Mas o que o mercado ensina hoje é que ser apenas bom não basta e anunciar que sua empresa “tem qualidade e o melhor atendimento” é o mínimo que seus clientes esperam encontrar.

O fato é que empreendedores e gestores do mesmo segmento estão todos lutando por recursos limitados e por um número restrito de clientes. Por isso que um dos segredos fundamentais para encontrar seu diferencial diante da concorrência é conhecer muito bem quem são seus concorrentes e quais os potenciais que eles possuem que podem fazê-los se sobressair em relação à você.

Os 5 Segredos

A seguir, elencamos alguns passos importantes que devem fazer parte da estratégia para se colocar no mercado com um amplo diferencial diante da concorrência:

  1. Seja único no meio da multidão
    O diferencial competitivo é o que torna a empresa única e superior aos seus concorrentes. Para o Sebrae, “é preciso ser criativo e pensar de forma original”.
  2. Monitore seus concorrentes
    De nada adianta ter um diferencial que poderá ser facilmente copiado pelas demais empresas. Aposte em algo relacionado à vocação de sua empresa, pois isso irá dificultar que outras te copiem com o mesmo nível de qualidade e também é mais fácil investir no que fazemos de melhor.
  3. Use a internet como aliada
    Hoje, a internet facilita muito a rotina nas empresas em diversos sentidos, inclusive no processo de encontrar informações sobre as empresas concorrentes, vasculhando seus sites e redes sociais. Assim, fica fácil monitorar qual o nível das ações que eles desenvolvem e buscar estratégias melhores e mais eficientes.
  4.  Ouça e entenda seu cliente
    Busque sempre ouvir e entender as necessidades de seus clientes, pergunte, ouça e observe, tente interpretá-lo e visualizar o que ele precisa antes mesmo de ele solicitar ou perceber. Preste atenção nas entrelinhas. 

  5. Tenha foco e seja o melhor
    Em sua estratégica, defina seu foco com muita atenção, afinal, é importante não querer abraçar o mundo. Vale mais a pena se destacar por sua especialidade do que ser médio em várias. Escolher para o que dizer não faz parte do processo.

Coloque em prática esses itens e com certeza conseguirá achar o diferencial da sua empresa e se destacar no mercado.

 

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